BARCELONA CAMPEÃO!
O Barcelona conquistou pela terceira vez, a Liga dos Campeões da Europa, vencendo o poderoso Manchester United por 2x0, com gols de Eto'o e Messi.
A vitória premiou o time que apresentou o futebol mais vistoso do ano e, inclusive fez recordar bons momentos de futebol arte, hoje tão esquecido pela maioria dos treinadores atuais, que insistem em usar esquemas defensivos, em detrimento ao jogo ofensivo e técnico.
A novidade trazida do Barcelona, durante a competição, foi a volta do sistema 4-3-3, esquema de jogo que privilegia o jogo ofensivo. Nesse esquema se joga com três atacantes fixos, com dois jogadores que atuam pelos lados do campos, chamados de pontas e um atacante na área. O fato mais significativo foi a redescoberta dos ponteiros, figuras que estavam completamente ignoradas, desde a implantação de sistemas mais defensivos como o 4-4-2 e o 3-5-2, esquemas que são usados para preencher o espaço do meio-campo.
O Barça causou furor nas defesas adversárias durante o ano com o trio Messi-Eto'o-Henry, que mudavam constantemente de posição para abrir as defesas adversárias, permitindo a penetração vinda de trás, através de jogadores acima da média, como os meias Xavi e Iniesta. Além disso, contava com as subidas frequentes do lateral Daniel Alves, que auxiliava nas extremidades do campo o craque argentino.
O Manchester United, por outro lado, aparentava ser uma equipe mais equilibrada, antes da final, mas só teve dez minutos de bom futebol até que o gol do camaronês Samuel Eto'o, desmontou todo o sistema de jogo da equipe inglesa.
O Barcelona passeou em campo com toques de bola envolventes e pôs o time inglês na roda e, coroou o ano magnífico do craque Lionel Messi, que agora em diante é sem dúvida nenhuma, a maior estrela do futebol mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário